segunda-feira, 22 de maio de 2017

AOS JOVENS DA IGREJA DE LAODICÉIA


Pr. Evandro L. Cunha (Ph.D)

Introdução:
1. QUEBRA-GELO:
2. SAUDAÇÃO: Por que estamos aqui? Eu perguntei a uma jovem que estava indo a um congresso de jovens, quais eram seus objetivos ao participar de um evento como este. Ela apontou três: 1) – Adorar a Deus; 2) Rever os amigos e conhecer pessoas; e por último disse: 3) E com sorte pastor, conseguir um namorado. 
3. Sejam quais forem seus objetivos pelos quais vocês vieram, que eles possam ser realizados!
4. Vamos abrir nossas Bíblias em Apocalipse 3.
5. O contexto do texto para nossa mensagem de hoje, tem um pano de fundo escatológico, ou seja, está relacionado com os eventos finais que ocorrerão antes da volta de Jesus.
6. O versículo para nossa reflexão faz parte da Carta à Igreja de Laodicéia.
7. Não vamos falar propriamente sobre a Igreja de Laodicéia, embora julgo importante esclarecer alguns pontos sobre o contexto.
8. Podemos estudar as Cartas às Sete Igrejas por pontos de vistas distintos:

  • a. DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO: As Sete Igrejas eram igrejas literais geográfica e historicamente. Elas existiram na antiga região da Ásia Menor conhecida por Anatólia. Hoje esta região é onde está, aproximadamente, a Turquia. 
  • Antes de interpretarmos estas cartas devemos lembrar que elas foram escritas dentro de certos contextos histórico-culturais diferentes da nossa cultura.
  • Havia mais de sete igrejas naquela região, mas o Espírito Santo escolheu apenas sete, talvez com o objetivo simbólico.
  • Outro modo de estudar as Sete Igrejas é:
  • b. DO PONTO DE VISTA PROFÉTICO: Devido ao simbolismo sugerido pelo contexto, podemos interpretar as Sete Igrejas como Sete Períodos Proféticos partindo da época dos Apóstolos até a vinda de Jesus.
  • Por fim, também podemos estudar as Sete Igrejas:
  • c. DO PONTO DE VISTA EXISTENCIAL: Cada igreja além dos dois aspectos histórico e profético, também podem descrever estados espirituais do povo de Deus nos últimos dias.
  • Podemos exemplificar deste modo: Nós podemos está vivendo no Período Profético de Laodicéia, mas está vivendo espiritualmente no período de Éfeso (“abandonar o primeiro amor” – Apoc 2.4).
  • O que queremos dizer com tudo isto é que nossa preocupação aqui não será tanto a história, mas nossa vida hoje. 

9. Apoc. 3.20 registra as Palavras de Jesus que ecoa através dos tempos e chega a cada um de nós que estamos vivendo a última fase profética deste mundo.
10. Antes de ler o texto, vamos orar ao Senhor.
11. Apoc. 3.20 = “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. 
12. Analisemos com reverência e devoção o texto.
13. Quando tratamos um de analisar um texto, nos defrontamos com três abordagens: 

  • a. intentio operis = a intenção da obra.
  • b. intentio autoris = a intenção do autor.
  • c. intentio lectoris = a intenção do leitor.

14. A forma como as palavras são usadas pode revelar uma intenção teológica ou espiritual.

I – “EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO...”
Ἰδοὺ ἕστηκα ἐπὶ τὴν θύραν καὶ κρούω·
1. O contexto bíblico geral, sugere que este texto pode ser entendido de duas formas:
(a) Que Jesus estava falando com alguém que um dia abriu a porta, e depois por algum motivo, fechou a porta de sua vida. Isto está em harmonia com o contexto imediato de Apoc. 3.20. A igreja de Laodicéia era composta por pessoas que já haviam aceitado a Jesus. 
(b) Outro modo de interpretar, é que no sentido amplo Jesus está chamando a todas as pessoas, como veremos na segunda parte de nossa mensagem. “Se ALGUÉM [tis]...” não identifica um grupo específico, mas se dirige a todos que estão dispostos a “ouvir a voz do Bom Pastor” (João 10).
2. A PRIMEIRA PARTE DO VERSO começa com uma tradução incompleta. Não significa que esteja errada, mas simplesmente INCOMPLETA.
3. O verbo ἵστημι [hístemi] não é o verbo estar [eimí] mas o verbo PERMANECER. Sugere alguém que se movimentou de um lugar a outro e ali permaneceu para cumprir uma missão específica.
4. O tempo verbal do verbo hístemi é também muito significativo [Ind. Perf. At.], pois expressa uma ação com início no passado e se estende até o presente. Em outras palavras, Jesus estava ali a muito tempo sem bater. 
5. Só em silêncio, observando, ouvindo, sentindo, esperando o momento exato para começar a bater à porta. 
6. “E BATO...” κρούω [Ind. Pres. At. = ação longa, contínua e progressiva]. “Bato e continuo batendo ...”
7. BATER A PORTA implicava também no ato de FALAR, pois em seguida diz “se alguém ouvir”, só podemos ouvir se alguém falar algo antes. 
8. Esta expressão (“bater na porta”) também pressupõe a PRESENÇA DE ALGUÉM lá fora.

II – “SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA...”
ἐάν τις ἀκούσῃ τῆς φωνῆς μου καὶ ἀνοίξῃ τὴν θύραν,
1. UMA PEQUENA PALAVRA, MAS COM UMA GRANDE IMPLICAÇÃO ESPIRITUAL: “Se” [eán – em heb. ’im - אִם ]. Tanto no grego do NT quanto no hebraico do VT esta partícula concentra as PROMESSAS e as AMEAÇAS de Deus.
2. Jesus tem o poder para abrir e fechar qualquer porta no céu e na terra (Apoc. 3.7). Mas só existe uma que ele se recusa abrir – a Porta do nosso Coração. 
3. Sim, meus amigos, Jesus faz tempo que está em pé junto do teu coração batendo continuamente. Mas alguém pode argumentar que não sente nada. Como pode Jesus está batendo então?
4. Meu amigo, o problema não está em Jesus está ou não batendo, mas a dureza do coração humano. A Bíblia descreve o coração que se afastou de Deus como “coração de pedra”, mas no momento que permite que Deus toque seu coração, Deus transplanta seu coração – tira o coração de pedra, insensível e indiferente; e coloca um coração novo, um coração de carne – capaz de discernir a voz de Deus. [Ezeq. 11.19 e 36.26].
5. “SE OUVIRDES A MINHA VOZ” é a condição fundamental para Cristo entrar ou não em nossa vida.
6. Paulo diz que existe muitas vozes[phonê] neste mundo (1Cor. 14.10). Imagine o que ele diria hoje diante deste diluvio de sons e imagens em nosso mundo. 
7. O verbo OUVIR [akuou] - ἀκούω – [sub. Aoristo. At.], é um verbo de uma grande importância teológica, porque implica em salvação ou perdição. 
8. Quando lemos Gênesis 3 encontramos o dilema do ser humano entre ouvir a voz de Deus [qôl Elohim] ou a voz da Serpente. 
9. Adão e Eva só pecaram porque deram OUVIDOS a voz da Serpente e não a voz de Deus. Isto é bem parecido com a nossa história hoje!
10. Como conseqüência a história do Povo de Deus é constituída por OUVIR ou não a voz de Deus. 
11. Os profetas diziam: “ASSIM DIZ O SENHOR”, “Daí ouvidos a Palavra do Senhor”, “Voz que clama no deserto”, etc.
12. A Oração Diária que os judeus de QUNRAM e os da época de Jesus fazia era o SHEMÁ ISRAEL extraída de Deut. 6.4 = “Shemá Israel, Adonai eloheinu, Adonai echad” [Ouve Israel, o Senhor nosso Deus, é ÚNICO”]. Esta é a oração que os judeus devotos fazem três vezes ao dia.
13. Em Apoc. 3.22, lemos: “quem tem ouvidos, OUÇA o que o Espírito diz às igrejas”. 
14. “Se alguém ouvir A MINHA VOZ...” – 
15. A frase: “Hoje se OUVIRDES a sua VOZ, não endureçais o vosso CORAÇÃO” a encontramos em dois textos:
a. Um do AT em Sal. 95.7-8 onde endurecer o coração é não confiar em Deus apesar dos feitos miraculosos. 
b. O outro texto no NT em Hebreus 4.7 onde endurecer o coração significava não crer que Jesus era o Messias prometido.
16. Como você tem reagindo a VOZ do Senhor? Como podemos OUVIR a voz de Deus?
17. ILUSTRAÇÃO: A Bíblia como CARTA DE AMOR – leitura à moda antiga.
18. O QUE ACONTECEU COM LAODICÉIA? 
19. O quadro imaginário que podemos extrair do contexto é de alguém que fechou a porta depois de ouvir coisas que não gostaria de ouvir, mas que era necessário ouvir. 
20. Quando Jesus disse “Eu repreendendo e disciplino [castigo] a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Apoc. 3.19), provocou uma reação de indignação.
21. Laodicéia queria ouvir só elogios e aplausos. Ficou chateada e se trancou, fechando a porta. 
22. Ellen G. WHITE diz no livro Patriarcas e Profetas, falando do incidente do Bezerro de Ouro, ela diz que nos últimos dias haverá dois ministérios pastorais – o de Arão que diz o que o povo deseja ouvir, e o de Moisés que diz o que o povo necessita. 
23. Como pastores e líderes temos a obrigação moral e espiritual de dizer para os nossos jovens o que eles necessitam ouvir.
24. AMIGOS QUE FALAM O QUE GOSTAMOS DE OUVIR VERSOS AMIGOS QUE DIZEM O QUE NECESSITAMOS OUVIR!!!!
25. ILUSTRAÇÃO: Há na internet uma campanha publicitária incentivando os pais a usarem a cadeirinha de crianças. A iniciativa nasceu de uma mãe que um dia saindo para passear com sua família, tentou colocar a sua filhinha na cadeirinha, mas a criança começou a chorar e reagir. A mãe então fez a vontade de sua filhinha. Alguns minutos depois aconteceu um acidente, e sua filhinha foi lançada fora do carro e veio a falecer.
26. A mãe se sentia culpada por ter cedido à vontade de sua filha.
27. Aquela mãe não demonstrou verdadeiro amor por sua filha. Por quê? PORQUE AMAR É TAMBÉM CONTRARIAR A PESSOA QUE AMAMOS. É dizer coisas que poder até mesmo ferir, machucar, ou fazer chorar.
28. Temos a obrigação moral de TOCAR A TROMBETA, diz o profeta Joel: "Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, PORQUE O DIA DO SENHOR VEM, JÁ ESTÁ PRÓXIMO" (Joel 2:1).
29. Quem ama diz coisas que o outro não quer ouvir, mas necessita ouvir.
30. Tocar a trombeta significa ANUNCIAR A VONTADE DE DEUS.
31. No monte antigo se tocava a trombeta em várias ocasiões:
a. Chamando à Oração;
b. Avisar que o Inimigo está se aproximando;
c. Chamando à Guerra;
d. No NT é um símbolo dos Sinais da Volta de Jesus.
32. Na participe de uma igreja que esteja com sua Trombeta quebrada!
33. ALGUNS TOQUES DE TROMBETAS: O estilo de vida, o que comemos, o que vestimos, o que dizemos, o que pensamos, o que falamos. Como nos comportamos quando estamos sozinhos? Como nos comportamos na Casa de Deus? Você usa seu celular ou tablete para acompanhar o sermão ou para passar mensagens desnecessárias, e consultar notícias inúteis na hora errada? Como nos comportamos quando estamos namorando? Como tratamos nos pais?
34. Está é uma mensagem dura, porém necessária. Pois estamos nos preparando para a Vinda do Senhor, e isto é um assunto muito sério.
35. Em Apoc. 3.9 encontramos que o VERDADEIRO AMOR é aquele que diz o necessitamos ouvir. Mesmo que doa, que fera, que machuque, MAS QUE CURE!!!! 
36. No livro de Provérbios encontramos um texto que diz: “Fiéis são as feridas feitas pelo que ama...” (Pv. 27.5). 
37. DEUS PODE NOS FALAR DE MADRUGADA = A Teologia Mística Rabínica diz que é de madrugada que Deus envia um anjo para desvendar os mistérios da Torah.
38. Aqui entramos em um tema delicado. O QUE ESTAMOS FAZENDO EM NOSSAS MADRUGADAS? 
39. Deus se revelou a Salomão à noite. A experiência de SALOMÃO [Lev shoméia e Hokemah] = “coração que ouve”, “coração capaz de ouve”. “Sabedoria”. [Leia 1Reis 3.5ss]
40. Necessita de um “coração capaz de ouvir”!
41. Necessita de um coração sábio para poder enfrentar as redes de tentações.
42. “SE OUVIRDES A MINHA VOZ” é a condição fundamental para Cristo entrar ou não em nossa vida.

III – “ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE, E ELE, COMIGO”.
[καὶ] εἰσελεύσομαι πρὸς αὐτὸν καὶ δειπνήσω μετ᾽ αὐτοῦ καὶ αὐτὸς μετ᾽ ἐμοῦ.
1. “ENTRAREI...”- εἰσέρχομαι  [ind. Fut. Med. (passiva)]. Não é propriamente o verbo entrar. Lit. é “ir, vir para dentro, entrar na presença de”. 
2. Aqui está o princípio dos milagres em nossa vida. 
3. Na Bíblia diz que nas casas onde Jesus entrava milagres aconteciam. O primeiro milagre de Jesus foi realizado em uma casa. Jesus gostava de entrar nas casas das pessoas.
4. Entrou na casa de Zaquel, na casa de Maria, Marta e Lázaro, entrou na casa de Pedro. Ele amava está nas casas das pessoas.
5. Ele promete “entrarei EM SUA CASA...”. A palavra casa tanto no grego (oiko) quanto no hebraico (bet) tem distintos significados.
6. A casa pode ser uma família. Josué disse: “eu e minha casa serviremos ao Senhor”; “Hoje veio a Salvação a esta casa” disse Jesus na casa de Zaquel; “A casa de Israel”, ou seja, todo o país de Israel
7. Entretanto, a palavra CASA [ gr. oiko, heb. bet] não está presente no texto original em grego. Está subentendida. 
8. Porém, o texto grego é muito sugestivo. Literalmente diz: “virei para ele”, “entrarei para ele” ou “entrarei em sua presença”.
9. “CEAREI COM ELE...” – Comeremos juntos. 
10. O verbo cear [deipnéso] é usado tanto para um ritual como a santa ceia ou um jantar formal, quanto descreve uma refeição informal entre amigos. 
11. No mundo antigo o ritual do comer, além dos aspectos cotidianos, havia ainda a ideia de celebração e de reconciliação.
12. O texto nos lembra o episódio dos discípulos no caminho de Emaus de Lucas 23.
13. O ritual de cear, muitas vezes, envolvia o ato de lavar os pés do convidado pelo anfitrião. Para lavar os pés do outro, ele teria que se curvar diante do convidado. 
14. Laodicéia necessita se ajoelhar aos pés de Jesus!!!
15. O ato de comer é muito significativo do ponto de vista bíblico. 
16. O PECADO E A SALVAÇÃO são ofertados no ato de comer. Adão e Eva COMERAM o fruto proibido e o pecado entrou na história humana. Entretanto, no ritual do Santuário o sacrifício de Jesus era simbolizado no ato de comer o cordeiro, principal na Páscoa. Quando Jesus veio, na Santa Ceia Ele disse que, quem não comessem da sua “carne” não teria parte com Ele. 
17. A Bíblia diz que os salvos participarão de um grande banquete.
18. Ellen G. White diz que viu este banquete cuja mesa quem estava de um lado não ver quem estava do outro, de tão grande que era.
19. A Igreja dos Apóstolos promovia com freqüência cerimonias onde todos podiam comer juntos. [ágape]
20. Segundo os antropólogos, tanto a comida, como o ritual do comer, revela muito da cultura e da espiritualidade de um povo.
21. Quando morei em Israel por seis meses, uma coisa que chamou-me a atenção era a forma como os árabes mais pobres comiam. Eles usavam “um só prato” para todos. 
22. Mas o mais importante aqui é que CEAR significa AMIZADE, reconciliação (lembram o banquete que o Pai do Filho Pródigo ofereceu?).
23. OUVIR A VOZ, ABRIR A PORTA E CEAR COM ELE é deixar que Jesus seja o Senhor de nossa vida. Que Ele assuma o controle geral e incondicional.
24. VOU TENTAR ILUSTRAR ISSO:
25. Vamos pensar que a vida é um CARRO e você antes de conhecer a Jesus, dirigia a sua vida como bem entendia.
26. Mas um dia, na estrada da vida, Jesus apareceu na beira da estrada pedindo carona. Você aceitou seu pedido – isto é conversão. Pois agora Jesus já está dentro do carro de tua vida. 
27. Mas na vida cristã, temos que crescer espiritual. Deixar Jesus entrar no carro é apenas o primeiro passo. Então um dia você diz: “ok, Senhor assume a direção do meu carro, da minha vida”. Jesus sai do banco de passageiro e senta no do motorista, e os papéis são invertidos.
28. Mas agora alguns problemas começam a acontecer. Porque pesquisa revelam que pessoas que sabem dirigir quando sentam ao lado do motorista começam a dar palpites, etc. Algumas chegam ao ponto até de frear o carro de forma imaginária. 
29. O mesmo acontece com nossa vida. Deixamos Jesus entrar em nosso carro-vida. Entregamos o volante, mas continuamos querendo dirigir nossa vida. 
30. Então, num dado momento Jesus diz: “Por favor passe para o banco de trás” – Isto meus irmãos é ENTREGA TOTAL.
31. Deixe Jesus assumir o controle total de tua vida!

CONCLUSÃO:
1. Como já falamos, o texto descreve alguém que já tinha um relacionamento com Jesus, porque fazia parte da igreja.
2. Mas por algum motivo, não quis mais dá OUVIDOS A VOZ DE JESUS, e por causa disso FECHOU A PORTA da sua vida. 
3. Mas continuou na igreja. Fazendo parte da igreja, mas com a porta do coração fechada.
4. Por que isto acontece? Talvez expectativas não realizadas. O Falso Evangelho diz: “Aceite a Jesus e todos os seus problemas serão resolvidos” – MENTIRA!!!
5. Pelo contrário, o Evangelho de Jesus fala de negar a si mesmo e tomar uma cruz. Fala de uma grande tribulação que teremos que enfrentar antes de chegar aos céus. 
6. Por isso Apoc. 3.21 “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”. 
7. Somos desafiados a LUTAR contra nós mesmo e contra o Diabo, e vencê-lo como Jesus venceu.
8. Antes que seja tarde demais.
9. Vamos ler o último texto para concluir nossas considerações.
10. É um texto poético, não é uma profecia, mas contém um apelo emocional fantásticos.
Leiamos Cantares 5.2 e 6.
 2 “Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que está batendo: Abre-me, minha irmã, querida minha, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite.
6 Abri ao meu amado, mas já ele se retirara e tinha ido embora; a minha alma se derreteu quando, antes, ele me falou; busquei-o e não o achei; chamei-o, e não me respondeu”. 

43. Em Amós 8.11-12 lemos que nos últimos dias o Povo de Deus que recusou ouvir a voz do amado Salvador Jesus, procurará de um lado a outro, de norte a sul, do oriente ao ocidente, buscará “a Palavra do Senhor, e NÃO A ACHARÃO”.


MÚSICA APELO (opcional) = “Vamos subir” do grupo Nova VOZ.


 Revelation 3:20  Ἰδοὺ ἕστηκα ἐπὶ τὴν θύραν καὶ κρούω· ἐάν τις ἀκούσῃ τῆς φωνῆς μου καὶ ἀνοίξῃ τὴν θύραν, [καὶ] εἰσελεύσομαι πρὸς αὐτὸν καὶ δειπνήσω μετ᾽ αὐτοῦ καὶ αὐτὸς μετ᾽ ἐμοῦ.

HINO INICIAL E FINAL = 169.



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