segunda-feira, 24 de março de 2008

Sermão: O CONFLITO CÓSMICO E A ORIGEM DO MAL

Evandro L. Cunha
Doutorando em Teologia

INTRODUÇÃO:
1. LER Mateus 13: 24-30 e 36-43 (para meditação)
2. As Escrituras retratam uma batalha cósmica entre o bem e o mal, entre Deus e Satanás.
3. Nesta ou desta batalha originou-se o mal que comumente chamamos de pecado.
4. O pecado eclode num ambiente perfeito – o próprio céu. No “tempo” definido: antes da criação da terra.
5. O mal nasce num ser bom – um anjo. Um anjo é um ser superior ao homem, criado por Deus, e que vive em comunhão com Ele (Apoc 3:5; 5:11).
6. Como alguém poderia pecar estando no céu na presença de Deus? A Bíblia chama este fenômeno de MISTÉRIO, o “mistério da iniquidade” (II Tess 2:7).
7. Se o pecado pudesse ser explicado, deixaria de ser pecado.
8. A Bíblia não dá detalhes sobre a origem do mal. Apenas afirma sua existência através de relatos descritivos repletos de lições espirituais.
9. Ouçamos o relato bíblico:

I – O RELATO DO CONFLITO CÓSMICO:
1. O relato mais detalhado do conflito cósmico está registrado em Apocalipse 12.
q “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. (...) Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Apoc 12: 7-10 e 12).
2. Neste texto o Espírito Santo revela o que está por trás dos atos maus dos seres humanos.
3. A resposta para a inigmática pergunta da origem do mal, não se encontra na terra, e sim, no céu. “Houve batalha no céu..”
4. QUEM ESTÁ ENVOLVIDO NESTA BATALHA?
5. A priori, Miguel (cognome para Cristo) e o Dragão (Satanás). E os anjos de ambos os lados.
6. Mas quem são esses personagens deste conflito?
7. JESUS CRISTO. A Bíblia afirma que Jesus Cristo é a Segunda Pessoa da Trindade.
8. Não foi criado, mas gerado. Por ser gerado, ocupa lugar de preeminência no céu. O autor da carta aos Hebreus, afirma:
Ø Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? ( Heb 1:2-13).
9. O texto lido asservera que Jesus é:
¨ ELE É CRIADOR (v. 2);
¨ ELE HERDOU UM NOME MAIS EXCELENTE (v.4) – Ef 1:21 e Fp 2:9-10.
¨ ELE FOI GERADO E POR ISSO É FILHO (v. 5).
¨ ELE É DIGNO DE ADORAÇÃO (v.6 c). Os anjos não aceitam adoração (Ap 19:10 e 22:8-9), o culto aos anjos é tido como um desvio do evangelho (Col 2:18).
¨ ELE É DEUS (vs 8 e 9): Os anjos o adoram porque Ele é Deus. (Mat 4:10).
10. MAS QUEM É O DRAGÃO – SATANÁS?
q O Antigo Testamento menciona Satanás 14 vezes, nominalmente (Icr 21:1; Jó 1:6,7,8,9,12 e 2:1,2,3,4,6,7; Zc 3:1-2). A palavra Diabo na aparece no Antigo Testamento.
q É no Novo Testamento que este ensino fica mais explícito.
q Tanto no Antigo Testamento a Bíblia confirmaa existência de Satanás. Mas quem é ele?
q ELE É UM SER PESSOAL: Não uma força, mas uma pessoa. Ele fala, age, planeja, etc..
q ELE É UM ANJO: Com as mesmas características apresentadas no estudo anterior.
A concepção popular de um diabo com chifres, pés de cabra, e de aparência horrível teve sua origem na mitologia pagã, e não na Bíblia.
De acordo com as Escrituras, Satanás era originalmente um ANJO DE LUZ.
q ELE FOI CRIADO EM ESTADO DE PERFEIÇÃO: O conhecimento que temos de Satanás antes da queda é escasso.
§ Ele foi criado antes da criação da terra.
§ O que conhecemos deste estado perfeito de Satanás é extraído de dois textos no Antigo Testamento: Em Isaías 14: 12-15 e Ezequiel 28:12-19. O primeiro texto relata a história do rei de Babilônia e o segundo o rei de Tiro.
§ Alguns têm perguntado qual a relação destes textos com a queda de Satanás? Se fizermos uma leitura minuciosa no texto, veremos que o relato transcende a mera descrição histórica de um personagem.
§ Leiamos Ezequiel 28 e detectemos elementos históricos e espirituais no relato:
q “Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden[1], jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.” (Ez 28:12-17).
q O texto fala de um personagem que foi criado PERFEITO, SÁBIO E BELO.
q A descrição que Ezequiel faz não se harmoniza com o personagem histórico de Tiro. Logo, a fala do profeta não se resume a um personagem terrestre, mas a um ser celestial.

11. O OUTRO TEXTO que fala da rebelião de Satanás é ISAÍAS 14:
“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra[2], tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus. Exaltarei o meu trono,e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvéns e serei semelhante ao Altíssimo.” (Isa 14:12-14).
q As expressões usadas por Isaías em forma poética, não se encaixa com nenhum rei de Babilônia, o que deduzimos que ele não está apenas falando de história, mas principalmente de profecia (vaticinium ex eventum).
q Por exemplo: Qual foi o rei quem caiu do céu? Qual deles tentou subir mais alto que as nuvéns e ser semelhante a Deus?
q É bem verdade que em alguns aspectos a profecia se fundem com dados históricos e proféticos.

II – O QUE ESTÁ EM JOGO?
1. Mas o quem está em jogo neste conflito cósmico?
2. Podemos extrair dos textos lidos que JESUS CRISTO é:
q SUPERIOR AOS ANJOS;
q NÃO FOI CRIADO, MAS GERADO POR ISSO É FILHO
q É DIGNO DE ADORAÇÃO PORQUE É DEUS.
3. Por natureza Jesus é superior a Satanás!
4. De SATANÁS nos foi dito que:
q ELE É UM ANJO. Portanto, inferior a Jesus.
q A função deste ANJO é descrita como QUERUMBIM (28:16). O querumbim era o anjo responsável pela guarda da Lei de Deus e o que estava mais próximo do trono de Deus.
q Uma outra grande é que ELE ESTAVA SUJEITO AO PROCESSO DE MUDANÇAS: “E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.” (Heb 1:10-12).
q Houve uma mudança no estado espiritual de Satanás, algo smelhante o que aconteceu com o homem quando pecou.
q MAS O QUE O LEVOU A PECAR? O desejo de possuir o que não possuía. Ele queria ser semelhante a Deus, queria ser adorado.
q QUAL FOI O SEU PECADO? Segundo o relato – o ORGULHO. O orgulho na bíblia não é antônimo de simplicidade, mas de humildade.
q Ele não foi humilde suficiente para reconhecer que só Jesus e o Pai eram dignos de adoração.
q O Orgulho é não reconhecer nossa necessidade de Jesus.

5. COMO SATANÁS CONSEGUIU ENGANAR OS ANJOS? A Bíblia afirma que ele ao ser expulso levou a TERÇA PARTE dos anjos (Apoc 12:4).
q Se levarmos em conta que João viu “milhões de milhões e milhares de milhares” (Apoc 5:11). Esse anjos maus são os DEMÔNIOS que foram lançados na terra, e não são poucos.
q A Bíblia afirma que a terra se tornou, em certo sentido, o cárcere de Satanás e seus anjos (Judas 6 e II Pe 2:4).
6. QUE MENTIRA FOI ESTA DE SATANÁS FOI CAPAZ DE MUDAR O COMPORTAMENTO DOS ANJOS?
7. JESUS chamou o Diabo de “pai da mentira” (João 8:44).
8. A Bíblia não explicita essa questão. Mas um estudo minucioso, percebemos que duas coisas estavam envolvidas:
q A primeira era a LEI DE DEUS. Quando falamos da lei de Deus, estamos nos referindo aos PRINCÍPIOS ETERNOS QUE REGE E REGERÃO o universo.
q Temos boas razões para crer nisto. A primeira é que o PECADO é definido como “transgressão da lei” (I João 3:4). Algumas versões tentando amenizar a força teológica desse verso traduziu a expressão “transgressão da lei” por “iniquidade”. No texto original grego é a palavra ANOMIA, que significa “sem lei”, quebrar a lei”.
q Sendo que Satanás era um querubim e que a função do querubim era proteger a arca onde estava as tábuas da aliança – os mandamentos de Deus (Ex 25:17-22).
q Satanás conhecia muito bem a Lei de Deus. É por isso que a cena que antecede a descrição da queda de Satanás em Apocalipse, termina falando da arca.: “E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva.” (Apoc 11:19).
9. O SEGUNDO ASPECTO DESTA MENTIRA está associada com o segundo e mais profundo conceito de PECADO.
q O mesmo João que escreveu que pecado é transgressão da lei, registrou um outro conceito mais profundo de pecado.
q No primeiro conceito, o pecado é transgreção da lei, no segundo é não confiar em Jesus:
q “Do pecado, porque não crêem em mim”. (João 16:9).
q Neste segundo conceito de pecado Jesus é o centro.
q Do que deduzimos que a GRANDE MENTIRA de Satanás envolvia a LEI DE DEUS e a pessoa de JESUS CRISTO.
q “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.” (I João 2:22). NEGAR O QUE JESUS É.
q “E todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.” (I João 4:3). NEGAR O QUE ELE FEZ. (Negar o amor de Deus).
q No sentido restrito o ANTICRISTO, aquele se opõe e se coloca no lugar de Cristo, é o próprio SATANÁS.

CONCLUSÃO:
1. Nosso objetivo não é entrar em detalhes sobre a obra de Satanás, mas nos conscientizar que existe um conflito cósmico em que todos nós estamos envolvidos.
2. O Inimigo foi lançado na terra. É ele a antiga serpente que seduziu Eva e é ele responsável pela maior parte dos males que ocorrem em nosso planeta.
3. Todos nós estamos empenhados nesta batalha com dimensões psico-espirituais. Atentem para o que Paulo revela:
q “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os princípes das trevas desde século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. (Efésios 6:10-12).
4. Sim, temos que nos fortelecer em Jesus!
5. Se o Inimigo conseguiu enganar anjos, quanto mais nós meros homens sujeitos a degenerescência do pecado.
6. Fortalecer-se em Jesus é expulsar Satanás de nossa vida.
7. “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”, aconselha Tiago 4:7.
8. A rebelião ocorreu no céu, porque um anjo não quis se sujeitar a Jesus.
9. A nação de Israel exprimentou durante séculos o sofrimento e a vergonha, porque não quis se sujeitar a Jesus.
10. O que acontece quando uma nação, uma família, uma igreja insiste em não se sujeitar a Jesus?
11. Sujeitai-vos a Jesus e o diabo fugirá de vós!
12. O Diabo foi expulso do céu. Entretanto, deve ser expulso de nossa vida .
13. Só a intervenção de Jesus e seus anjos poderá expulsar o Inimigo e neutralizar sua influência em nossa vida.
[1] O Éden aqui não é o jardim, mas o paraíso, o próprio céu. Éden = delícias
[2] Isto se harmonisa com a expulsão de Satanás descrita em Apoc 12:9 e 13.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A CAVERNA DE ZEDEQUIAS E AS NOSSAS

Evandro L. Cunha Doutorando em Teologia Caminhando próximo ao Damasco Gate, nos arredores de Jerusalém antiga, deparei-me com uma inusitada ...